• Matéria: Contabilidade
  • Autor: brunobecherlins
  • Perguntado 7 anos atrás

A norma brasileira que trata de estoques (CPC 16) afirma que os estoques compreendem bens adquiridos e destinados à venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por um varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda. Os estoques também compreendem produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade e incluem matérias-primas e materiais aguardando utilização no processo de produção, tais como: componentes, embalagens e material de consumo.



Em relação aos aspectos tributários e societários do custeio variável para cálculo de custos e mensuração de estoques, é correto afirmar que:


a.
É permitido no Brasil, cabendo às empresas a melhor escolha entre os sistemas de custeio existentes.

b.
Não é permitido no Brasil, pois o lucro pelo custeio variável será sempre menor do que o lucro pelo custeio por absorção.

c.
Não é permitido no Brasil, pois o lucro pelo custeio variável será sempre menor do que o lucro pelo custeio por absorção quando houver estoques crescentes.

d.
É permitido no Brasil, desde que a empresa consiga provar que o método do custeio variável é utilizado para fins gerenciais.

e.
Não é permitido no Brasil, pois o lucro pelo custeio variável será sempre maior do que o lucro pelo custeio por absorção.

Respostas

respondido por: arilsongba
0

A resposta correta é a letra E) Não é permitido no Brasil, pois o lucro pelo custeio variável será sempre maior do que o lucro pelo custeio por absorção.

O custeio variável apenas leva em consideração as contas variáveis ou fixas, enquanto todo o resto é mantido como despesa isso dentro do Brasil é inviável para as empresas.

Pois, mostram um crescente aumento da sua capacidade produtiva e aumentam assim o valor da empresa no mercado além dele ser uma método ineficiente, pois não dá para ter controle do que se está fazendo.

Bons estudos!

Perguntas similares