• Matéria: Geografia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique a divisão social do trabalho do sistema capitalista! RESUMO ​

Respostas

respondido por: lb1164
75

Resposta:

A sociedade capitalista é dividida basicamente em duas classes sociais. A burguesia, composta pelos capitalista, donos dos meios de produção (fábricas, bancos, fazendas, etc.), O proletariado, constituído por aqueles que, nãos possuindo meios de produção têm de trabalhar para os que possuem, em troca de salário.

Explicação:


Anônimo: é proletariado mesmo a palavra !!?
lb1164: ela pode ser substituída por trabalhadores, se preferir
Anônimo: obg
Anônimo: a resposta seria essa mesmo !!?
lviasilva05: sim!
Anônimo: a pergunta é: EXPLIQUE A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO DO SISTEMA CAPITALISTA
Anônimo: qual seria a melhor resposta entre as duas !!?
Anônimo: estou confusa entre qual colocar !!
Anônimo: presciso hj pq amanha tenho prova de geografia!!
respondido por: lviasilva05
20

Resposta:

Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.

A especialização delimitada de funções e tarefas nas etapas produtivas industriais é derivada, principalmente, do crescimento do comércio, do capitalismo e impulsionada pela intensificação da produção industrial.

A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho.

A divisão do trabalho favorece a vida em sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que é necessário e útil para si e para as outras pessoas.

Apesar de esse processo organizacional produzir um aumento na produtividade, ocasiona também o surgimento de trabalhadores alienados quanto ao processo produtivo, isso quer dizer que o trabalhador conhece somente uma única etapa da produção, tornando-se muito limitado.

O ideal é possuir funcionários dotados de capacidades distintas, o que favorece a flexibilização funcional.

Perguntas similares