• Matéria: Pedagogia
  • Autor: taysonsilva124
  • Perguntado 7 anos atrás

No século XVI as escolas jesuíticas começaram a ser implantadas, juntamente com um modelo de avaliação classificatório e seletivo. No final do século XIX, a escolarização passa a absorver os interesses da burguesia e a avaliação assume um caráter indispensável nos processos educativos. Sobre as características da escola e avaliação na época da ascensão da burguesia e expansão industrial, analise as sentenças a seguir:



I. A avaliação apresentava uma função diagnóstica que verificava as habilidades e competências dos estudantes.
II. Os processos avaliativos pretendiam verificar a qualidade dos resultados obtidos e garantir os requisitos estabelecidos nos programas escolares.
III. Nessa época iniciaram-se os estudos sobre a concepção de avaliação emancipatória, pensando na expansão e melhorias nas indústrias.
IV. A ascensão da industrialização suscitou a institucionalização e sistematização das escolas para atenderem à demanda de mão de obra.


Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)
As sentenças I, III, IV estão corretas.
B)
As sentenças I, II, IV estão corretas.

C)
As sentenças II, III, IV estão corretas.



D)
As sentenças I, II, III estão corretas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
11

B) As sentenças I, II, IV estão corretas.

A educação, na época da ascensão da burguesia e expansão industrial, apresenta objetivos meramente técnicos, uma vez que os individuos eram ensinados somente a serem inseridos ao mercado de trabalho.

Por conta disso, não havia interesse por parte da burguesia em revelar a educação como algo emancipatório ou transformador, já que se formavam indivíduos técnicos e alienados.

Perguntas similares