em uma mola fixa no teto (situação 1) prende- se o imã 1 de massa 0,3kg que sofre a ação da força magnética do imã 2 (situação 2). A mola possui constante elástica igual a 150N/m e o sistema se mantém em equilíbrio.
Desprezando- se a massa da mola, adotando g= 10m/s2 e considerando a massa do imã 2 o dobro do imã 1, qual alternativa que indica o módulo da força magnética, em newtons, que o imã 2 exerce sobre o imã 1
A)4,5
B)3,0
C)2,5
D)1,5
Respostas
Olá, após algumas buscas creio que encontrei a imagem que representa esse sistema, então coloquei aqui porque acho que pode ajudar no estudo de outras pessoas que tenham a mesma dúvida.
A alternativa correta é a D) 1,5, pois:
A força resultante de um sistema é a soma de todas as forças aplicadas nele, que no caso é a Força Elástica (Fel), Força Peso (Fp) e a Força Magnética (Fm).
A força elástica é a força exercida sobre um corpo que possui elasticidade, por exemplo, uma mola, borracha ou elástico. Ela determina a deformação desse corpo quando ele se estica ou se comprime, dependendo da direção da força aplicada.
Já a força peso é o resultado da atração gravitacional exercida pela Terra.
Enquanto a força magnética é um tipo de força entre objetos que tenham propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento. Ela atua mesmo que eles não estejam em contato, como a força gravitacional e a força elétrica.
Como dito anteriormente, a força resultante é a soma de todas as forças do sistema, ou seja, Fr = Fel - Fp - Fm.
Já o sistema está em equilíbrio, então a Fr = 0.
0 = Fel - Fp - Fm
Para descobrirmos o módulo da força magnética, precisamos isolá-la na equação anterior, fazendo:
Fm = Fel - Fp
Fm = 150 * 0,03 - 0,3 * 10
Fm = 1,5 N
Logo, podemos concluir que o módulo da força magnética, em newtons, que o imã 2 exerce sobre o imã 1 é de 1,5 N.
Espero ter ajudado.