Os juros simples não podem ser utilizados indiscriminadamente em países com economia inflacionada, como é o caso brasileiro. Entretanto, sempre que alguém paga uma dívida com atraso, nos períodos inteiros os juros são compostos, mas nos períodos fracionários os juros são simples. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo correto de período fracionário: A Uma dívida paga com 3 meses e 12 dias de atraso, possui um período fracionário de 72 dias. B Uma dívida paga com 2 meses e 10 dias de atraso, possui um período fracionário de 70 dias. C Uma dívida paga com 3 meses e 12 dias de atraso, possui um período fracionário de 12 dias. D Uma dívida paga com 2 meses e 10 dias de atraso, possui um período fracionário de 60 dias. E Uma dívida paga com 3 meses e 12 dias de atraso, possui um período fracionário de 30 dias.

Respostas

respondido por: polianafferreira
4

C Uma dívida paga com 3 meses e 12 dias de atraso, possui um período fracionário de 12 dias.

Em determinadas operações financeiras ocorre do prazo não ser um número inteiro em comparação ao prazo estipulado para a taxa.

Exemplo:

Taxa de juros: 2% a.m. (ao mês)

Período de atraso: 3 meses e 12 dias

Período inteiro: 3 mês

Período fracionário: 12 dias

Calcula se os juros compostos sobre os 3 meses (período inteiro) e os juros simples sobre os 12 dias (período fracionário)

Bons estudos!

Perguntas similares