Questão 1/5 - Artes: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Veja o excerto abaixo:
“Durante a época do Império, a dança volta à cena triunfante, mas como jogos de circo e atribuída a cortesãs, quando a indecência é repudiada pela Igreja Católica. Assim, nos afastamos da dança como ato sagrado com intuito de cultuar os deuses e entendemos a sentença de anátema lançada pela Igreja e que será sentida durante quase toda a Idade Média”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, Marta Claus. A Dança e sua característica sagrada – Existência e Arte. Revista Eletrônica do Grupo PET. Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del-Rei, a. I, n. I, 2005, p. 04.
Observe os assuntos referentes à dança na Idade Média presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte e o fragmento supracitado, e marque a alternativa correta.
A Durante a Idade Média, a dança foi excluída da Igreja, por ser considerada profana.
B A dança, durante a Idade Média, passou a ser valorizada pela Igreja.
C A dança era praticada livremente nas ruas e praças, durante a Idade Média.
D
Na Idade das Trevas, como também era chamada a Idade Média, a dança foi proibida e deixou de ser praticada.
E
No fim da idade média, trovadores e menestréis surgiram com o intuito de fiscalizar a prática musical da época.
Respostas
Sobre a dança na idade média, temos que a resposta certa é a: B A dança, durante a Idade Média, passou a ser valorizada pela Igreja.
Isso porque, segundo preleciona o texto, a dança não deixou de existir na idade média.
No entanto, se tornou muito mais restrita, tendo em vista que a igreja considerava tudo como indecência
Importante notar ainda que muito da produção cultural nessa época também foi limitado dada as questões ideológicas da igreja, fato este que só viria a ser modificado na baixa idade média.
espero ter ajudado!
“Logo na Idade Média, com a cisão entre corpo e espírito, a dança foi banida pela Igreja sob o argumento da erotização do corpo (pecado) e passou a sobreviver nas camadas populares durante a Baixa Idade Média.
Resposta:
Letra A
Explicação:
Durante a Idade Média, a dança foi excluída da Igreja, por ser considerada profana.
Logo na Idade Média, com a cisão entre corpo e espírito, a dança foi banida pela Igreja sob o argumento da erotização do corpo (pecado) e passou a sobreviver nas camadas populares durante a Baixa Idade Média. Nesse período, a dança era praticada de forma camuflada pelos camponeses, fazendo com que essa arte sobrevivesse nos primeiros períodos da Idade das Trevas.