Leia o texto a seguir e responda o que vem na sequência: “Existe uma cadeira feita de aço, madeira e verniz, cujo preço é seiscentos dólares. Mas essa não é a parte interessante. A parte interessante é que vende aos milhares. As pessoas desejam essa cadeira. As pessoas precisam dessa cadeira. Elas provavelmente não conseguiriam fazer uma cadeira com design similar, aço, madeira e verniz vender tanto em uma rede de lojas por uma fração daquele preço. Por quê? Como algo praticamente idêntico não atrairá ninguém? A resposta é quase tão perplexa quanto a pergunta: fascinação. Fascinação é o que separa o bom do ótimo, o comum do carismático, do objeto que você gosta para o que você não consegue esquecer. Fascinação é o que, inexplicavelmente, separa as duas toneladas de aço, couro, cromo e vidro de um carro, das naturalmente mais fascinantes, duas toneladas de aço, couro, cromo e vidro de um Mercedes-Benz. Mas o que exatamente é fascinação? Todos nós conhecemos essa sensação, seja uma coceira insaciável ou uma paixão avassaladora. Mas algum dia saberemos o que torna uma coisa mais cativante que outra? Talvez não. Talvez seja esse mistério sobre fascinação que nos fascina tanto.” Assinale a alternativa incorreta em relação aos conteúdos apresentados no capítulo 4 do livro didático. O texto acima apresenta como tipologia predominante a dissertação e como gênero, temos o texto publicitário. O gênero textual tem a ver com o texto publicitário, ou seja, é um anúncio sobre a marca Mercedes-Benz. As características, entre outros aspectos, estão relacionadas à linguagem persuasiva usada e ao jogo de palavras que visa a atrair o receptor. A conjunção mas, que aparece sublinhada acima, relaciona-se ao que vem antes e depois dela. As ideias interligadas dizem respeito à oposição que o conector estabelece nesse contexto. O texto apresentado tem como tipologia predominante a dissertação, por esse motivo, destaca-se como um texto jornalístico, classificando-se como um artigo de opinião, porque evidencia os pontos de vista positivos do carro, de acordo com o autor.
Respostas
A alternativa incorreta: As ideias interligadas dizem respeito à oposição que o conector estabelece nesse contexto.
A tipologia do texto direciona o leitor para uma interpretação correta do que o autor quer passar, não de oposição.
Precisamos notar que os indivíduos acabam sendo coagidos a partir dos mecanismos de publicidade e marketing a se adaptarem a tal elemento do entretenimento, sendo comum a "massa".
A indústria cultural, pode ser entendida como um veículo de informação que utiliza todos os meios de comunicação para dialogar com as massas.
Resposta:
O texto apresentado tem como tipologia predominante a dissertação, por esse motivo, destaca-se como um texto jornalístico, classificando-se como um artigo de opinião, porque evidencia os pontos de vista positivos do carro, de acordo com o autor.
Explicação: