A estimativa da extensão da queimadura é necessária à reposição adequada de fluidos do doente, impedindo as complicações associadas ao choque hipovolêmico da lesão por queimadura. A determinação da extensão da queimadura também é usada como ferramenta para a estratificação da gravidade da lesão e a triagem. Sendo assim, uma mulher de 23 anos, que sofreu queimaduras no membro superior esquerdo anteriormente, membro superior direito por completo, tórax e abdome anteriormente e genitália, apresentará qual percentual de área corporal queimada? Assinale a alternativa correta.
Respostas
A paciente apresentará o percentual de 32,5% do seu corpo queimado, o que nos faz considerar que a queimadura seja de extensão média.
Entendendo a questão:
Quando queremos calcular percentuais de queimadura, utilizamos a regra dos 9%. O cálculo se dá da seguinte forma:
1° Delimitamos a área afetada pela queimadura que representam 9% do corpo humano. Sendo assim, temos: Perna esquerda, 2 braços, abdome, perna direita, rosto, tórax. Cada área das citadas tem 9%., levando em consideração que cada área tem 9% da parte da frente + 9% da parte de trás do corpo.
2° Delimitamos também ás pequenas áreas do corpo entendendo que correspondem a 1%, sendo assim temos apenas os órgãos genitais.
Considerando que o paciente têm queimaduras antigas que são:
Membro superior esquerdo=4,5%
Membro superior direito por completo= 9%
Tórax =9%
Abdome = 9%
Genitália= 1%
Somando esses percentuais...
4,5 + 9 + 9 + 9 + 1 = 32,5%
Ou seja, temos uma queimadura de 32,5% que representa uma QUEIMADURA DE EXTENSÃO MÉDIA.