• Matéria: História
  • Autor: sophiemoreira
  • Perguntado 7 anos atrás

A religiosidade era um traço fundamental na sociedade egípcia,explique como era a religião dentro da sociedade egípcia e qual era a sua importância?
ME AJUDEM POR FAVOR É PRA AMANHÃ, AGRADEÇO DEIS DE JÁ ♥️​

Respostas

respondido por: Joaogandao
12

sim pois eles acreditavam em varios deuses pois eles tinham un deus para cada coisa eles usavam os deuses para representar os elementos da natureza eles eram uma religiao  polieteista

ALÉM DA CRENÇA DEPOIS DA MORTE

Um elemento central na religião dos egípcios era a crença na continuidade da vida após a morte. Os egípcios acreditavam que a vida terrena era apenas uma etapa de uma jornada que continuaria e que, por isso, seria necessário levá-la da maneira mais justa possível. Os atos realizados em vida, inclusive, eram extremamente importantes, pois definiriam o destino de cada pessoa.

De acordo com essa religião, cada pessoa que morria teria suas ações julgadas em um tribunal presidido por Osíris, um dos principais deuses egípcios. A crença egípcia afirmava que o coração seria pesado em uma balança com uma pena, e o resultado definiria o acesso ao paraíso.

Esse era um ato simbólico, uma vez que o coração representava as ações em vida de cada pessoa, e a pena representava a justiça e era o símbolo da deusa Maat. Caso o coração fosse mais leve que a pena, a pessoa teria acesso ao paraíso. Caso contrário, a alma dessa pessoa seria devorada por uma entidade monstruosa.

A crença na vida após a morte também explicava a preocupação dos egípcios com a conservação dos corpos, uma vez que a continuidade da vida estava condicionada a sua preservação na terra. Desse ponto de vista, era necessário que os corpos fossem cuidados, por isso os egípcios mumificavam seus mortos.

A mumificação era realizada em um longo processo que se estendia por aproximadamente 70 dias. O processo mais conhecido era restrito apenas à nobreza egípcia, a única que tinha condições financeiras de pagar por ele. Durante a mumificação, primeiramente, os órgãos eram retirados, e o corpo era limpo e banhado com óleos e resinas especiais para, em seguida, ser enfaixado. No túmulo, eram colocados alimentos e uma série de objetos, como joias e estátuas.

Perguntas similares