Respostas
Resposta:
A quantidade de água no organismo varia de acordo com o sexo, idade e quantidade de gordura no corpo de uma pessoa.
Todos os seres vivos possuem água em seus corpos, mas há alguns que possuem essa substância em maior quantidade que outros. Nos seres humanos, a quantidade de água presente no organismo varia muito de pessoa para pessoa, e os fatores como idade, sexo e quantidade de gordura afetam diretamente esse valor.
Estima-se que a água em um adulto saudável do sexo masculino seja responsável por 60% de seu peso corporal. Já em mulheres, essa substância representa cerca de 50% a 55%. As mulheres, assim como pessoas obesas, possuem uma maior quantidade de tecido adiposo, o que reduz a quantidade de água no peso total.
Além da diferença de sexo e quantidade de gordura, a idade é um fator importante para determinar a quantidade de água no corpo. Crianças podem ter até 80% de seu peso constituído por água, enquanto pessoas idosas apresentam cerca de 40%. Percebe-se, portanto, que, com o avanço da idade, ocorre uma considerável redução dessa substância no organismo, além desses grupos serem mais vulneráveis à sua perda.
Toda a água presente no organismo está separada em dois compartimentos: o líquido intracelular e o extracelular. O líquido intracelular diz respeito à substância existente no interior de cada célula, enquanto o extracelular representa aquele que é encontrado fora das células. Estima-se que o líquido intracelular seja responsável por cerca de 40% do peso de uma pessoa, enquanto o extracelular represente 20%.
A quantidade de água varia muito nos diferentes tipos de células, tecidos e órgãos. Nas células que possuem um maior metabolismo, a quantidade de água é relativamente maior. Dessa forma, as células musculares e as encontradas nas vísceras, por exemplo, apresentam um teor de água maior quando comparadas às células ósseas.
Nos órgãos, observa-se também uma grande diferença em relação à quantidade de água.