VERDADEIRO OU FALSO?
A Psicologia Jurídica inicia com o acompanhamento de apenados e restringe-se à área penal até meados dos anos 1970. Na década de 80 amplia-se a utilização da Psicologia Jurídica na área de família e, nos anos 90, com o maior debate acerca dos direitos das crianças e adolescentes, amplia-se a atuação de psicólogos na área da Infância e Juventude
Respostas
Resposta:
verdadeiro
Explicação:
Brasil, a regulamentação do exercício profissional da Psicologia ocorreu em 1962, não sendo por acaso que as grades curriculares dos cursos superiores que surgiam no século passado seguissem esse mesmo viés positivista. Krüger (2009), ao narrar detalhes a respeito da criação, em meados dos anos 60, do Curso de Psicologia da então denominada Universidade do Estado da Guanabara (UEG), hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lembra que uma das exigências do concurso de habilitação ao referido curso versava sobre conhecimentos de matemática, na medida em que os alunos deveriam cursar diversas disciplinas relacionadas à estatística, matéria fundamental ao estudo da psicometria.
Nesse mesmo rumo sobre o que era considerado científico, seguia a Psicologia jurídica. Mira y López, em sua conhecida obra denominada Manual de Psicologia Jurídica, já advertia, ao abordar no início do livro o estado atual da Psicologia como ciência, que a Psicologia é uma ciência que, pelo menos, oferece as mesmas garantias de seriedade e eficiência que as restantes disciplinas biológicas (1945/1967, p. 7).