• Matéria: Pedagogia
  • Autor: silvagervaziole1474
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto a seguir: Existe na produção marxiana a compreensão de classe social a partir de dois conceitos: classe em si (burguesia), como sendo aquela que se alienou da relação com o todo social e o reconhecimento universal dos direitos de todos, e classe para si, numa referência à consciência de classes do proletariado quando se abre ao projeto socialista de uma sociedade igualitária e para todos. Fonte: o autor. Num paralelo com o que argumentam Saviani e Duarte sobre educação e o processo de individualização, no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. I – ( ) A educação deveria possibilitar a apropriação da cultura na reafirmação daquilo que é verdadeiro e universal em termos de conhecimentos, costumes e saberes. II – ( ) A cultura e a humanização dos indivíduos, só pode ser apropriada na forma de uma organização e sistema

Respostas

respondido por: Matheusieti
5

Você esqueceu o resto do texto mas posso te ajudar: F-V.

A educação para Marx estava fundamentada de fato pelas classes dominantes, ou seja, a partir do momento que o proletário cria a ideia que a sociedade é igual, os direitos até no campo da educação não crescem de forma correta.

Deste modo, a influência da burguesia sobre os proletários está ligada em todos os campos sociais para atender as exigências do capitalismo como foi elencado na segunda asserção.

Perguntas similares