Indústria 4.0 pede engenheiro empreendedor e comunicativo:
Entidades do setor discutem diretrizes curriculares dos cursos de graduação
Folha de São Paulo - Lisandra Matias 05 dez. 18.
Os cursos de engenharia do país precisam passar por mudanças no currículo para formar profissionais capazes de lidar com os desafios trazidos pela indústria 4.0 —conceito que engloba a adoção de tecnologias digitais nos processos fabris. Essa é a avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que, com outras entidades, tem participado da discussão de propostas para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de engenharia, sob responsabilidade do Conselho Nacional de Educação. “O setor industrial gera emprego para os engenheiros e sabe apontar quais as carências dos profissionais recém-formados”, diz Gianna Sagazio, diretora de inovação da CNI. Segundo ela, o desafio é que os alunos coloquem a mão na massa durante a graduação e trabalhem em projetos que busquem soluções para problemas reais das empresas. “É importante incorporar as tecnologias digitais aos currículos, como big data e internet das coisas”, afirma. “Outra novidade é o incentivo ao empreendedorismo”, diz Antonio Freitas, relator da comissão das DCNs de engenharia. “Em um mundo onde o emprego formal ficará mais escasso, pois todo o trabalho repetitivo deverá ser realizado por máquina, ao profissional caberão as partes diferenciadas”, diz. Para Vanderli Fava de Oliveira, presidente da Abenge (Associação Brasileira de Educação em Engenharia), outro órgão envolvido na elaboração de propostas para as diretrizes. “A maioria dos engenheiros são preparados para pensar na viabilidade técnica. Mas não adianta ter uma solução técnica fantástica se ela não for viável economicamente, não chegar ao mercado ou não atingir as pessoas”, diz Irineu Gianesi.
Adaptado de: . Acesso em: 06 mai. 19.
Trabalhar o empreendedorismo na graduação é um diferencial que o (a) engenheiro (a) vai poder sustentar através de uma série de ações práticas esperadas pelo mercado de trabalho. Sendo assim, com base nos estudos sobre a universidade empreendedora e no texto, explique por que a universidade empreendedora pode ser um fator importante para a indústria 4.0.
Respostas
respondido por:
0
A indústria 4.0 de fato é bastante relevante pois ela será embasada em diversas tecnologias bastante relevantes na atualidade que darão um impulsionamento e base ferramental enorme para a indústria .
Diversas características essenciais à indústria 4.0 serão aprendidas nas universidades , coisas como IOT ( internet of things ) Big Data ou Cloud computing (computação em nuvem) são essenciais para o desenvolvimento desse tipo de indústria .
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás