Respostas
Hoje os métodos de reparação atuais são baseados em sucção, absorção ou biorremediação, na qual são utilizados microrganismos para digerir o petróleo, ou então a queima controlada da mancha do petróleo. Porém não são totalmente eficientes e costumas deixar danos da mesma forma.
Alguns pesquisadores da Inglaterra, desenvolveram uma espécie de detergente magnético capaz de facilitar a retirada do petróleo das águas, basicamente entrando em contato com a mistura de água e petróleo, os íons de ferro, quebram a interação entre os dois e assim pode ser retirado da água através de indução magnética.
A outra possibilidade foi desenvolvida na UFRJ por professores e estudantes que é um biopolímero magnético com propriedades parecidas com às do sabão magnético. Basicamente se joga sobre a mancha para que a mistura se torne sensível a um campo magnético, fora que a base para se produzir essa possibilidade é Líquido da castanha do Caju e o Óleo de Mamona, fontes renováveis, matérias-primas naturais e encontradas em grande parte do Brasil.
Espero ter ajudado nos estudos, ótimo dia :)