• Matéria: História
  • Autor: vitoriacoelho74
  • Perguntado 7 anos atrás

o que é carbono 14? trata-se do mesmo componente quimico que se encontra na composiçao dos diamantes? como é ultilizado na datação de fosseis de milhares de anos?​

Respostas

respondido por: birinha59
0

O carbono é o elemento químico de número atômico 6. Isto significa que, ele possui , em seu núcleo, 6 prótons e 6 nêutrons, perfazendo um número de massa total de 12. Esta é a composição da maior parte do carbono existente na natureza. Entretanto, existe uma pequena porcentagem, no meio da população de átomos de carbono, que ao invés de 6 nêutrons no núcleo, possuem 8 nêutrons, totalizando um número de massa de 14.

Este é o famoso carbono 14.  :-)

Pois bem... Ocorre que o carbono 14 é radioativo e, portanto, por ser radioativo, ele é auto-consumido ao longo do tempo. Todas as substâncias radioativas (Urânio 238, Césio 137, Carbono 14, entre outras) se auto-consomem (por causa da radioatividade) ao longo do tempo, em um fenômeno chamado "meia-vida".

Meia-vida é o tempo para que uma certa quantidade de material radioativo seja reduzida pela metade. Cada material radioativo tem a sua meia-vida própria. O Urânio 238, por exemplo, tem uma meia-vida de 5 bilhões de anos. Ou seja, dada uma amostra de Urânio 238, depois de 5 bilhões de anos (a idade da Terra) ela terá se reduzido à metade (a outra metade terá se transformado em outra coisa).

No caso do Carbono 14, a meia-vida é de 5730 anos. Depois deste tempo, o metade do Carbono 14 terá de transformado em Nitrogênio, que não é mais radioativo. A metade que sobrou, por sua vez, depois de mais 5730 anos terá, novamente, se transformado em mais Nitrogênio, sobrando apenas um quarto da massa original como Carbono 14, e assim indefinidamente.

Este comportamento permite achar a idade aproximada de fósseis e restos de seres vivos. Enquanto estão vivos, as trocas entre os seres vivos e o meio ambiente fazem com que a porcentagem de Carbono 14 seja mais ou menos constante. Quando morrem, no entanto, as trocas cessam. E o Carbono 14 preso nos corpos das plantas e animais mortos não pode sair. Como ele é radioativo, por causa da sua meia-vida, ele é consumido ao longo do tempo. Determinando a quantidade de Carbono 14 existente em uma amostra os cientistas conseguem estimar quanto tempo levou para ele atingir aquela proporção e, por tabela, há quanto tempo a amostra existe.

Legal, né?

8-)

teremos metade  

Perguntas similares