• Matéria: Informática
  • Autor: laysla90
  • Perguntado 7 anos atrás

O que é estática e por que ela é tão perigosa durante a montagem de um computador?​

Respostas

respondido por: nildopontes
3

Resposta:

Vide

Explicação:

Sabe quando você vai abrir uma porta e ao tocar na maçaneta leva um choque? O nome disso é energia estática e ela pode, muitas vezes, prejudicar os componentes do seu computador. Mas, para entender o porquê, primeiro vamos saber o que ela é.

Tudo o que existe, inclusive nós, é feito de átomos. Os átomos, por sua vez, são constituídos de elétrons, prótons e nêutrons. Quando nosso corpo está carregado – positivamente (falta de elétrons) ou negativamente (excesso de elétrons) – ele necessita trocar a eletricidade e, por isso, quando entra em contato com certos materiais, se torna possível sentir a carga elétrica.

O acúmulo de energia estática pode ser mais comum do que pensamos: andar descalço sobre um carpete ou usar blusas de lãs já fazem com que você carregue mais eletricidade. Para se ter noção do quanto pode ser prejudicial: caminhar em um carpete acumula aproximadamente 12.000 volts e somente 10 volts poderiam danificar um microchip. Mas, além disso, a eletricidade estática pode chegar a queimar um componente do seu computador, dependendo da forma e intensidade da mesma.

O que energia estática pode prejudicar no meu computador?

Um dos principais prejudicados com a energia estática é o módulo de memória. Por ser composto de milhões de transistores e capacitores alimentados por cerca de 1,5 volt, uma descarga pode comprometer não somente parte desses componentes, mas toda a peça. Os computadores podem ser afetados, também, pelo acumulo de energia estática. Isso ocorre pela falta de aterramento elétrico da rede (comum em dispositivos ligados em rede), fazendo com que ela não funcione ou tenha mau desempenho.

Perguntas similares