Vida urbana e fadiga mental, uma dupla quase inseparável, concorda? Se você associa seu estresse à agitação da cidade, um passeio no parque em contato com a natureza pode dar um jeito rápido nesse problema. E falta de tempo não é desculpa. Apenas 20 minutos são suficientes para reduzir significativamente os níveis de estresse, segundo uma nova pesquisa publicada no periódico científico Frontiers in Psychology. (MELLO, 2019, p. 16)
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Meio Ambiente. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Com base nas informações do texto na íntegra, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os pesquisadores analisaram os níveis dos hormônios do estresse antes e depois das experiências. Descobriram, após análise das salivas, que apenas vinte minutos de contato com a natureza foram suficientes para reduzir significativamente os níveis de cortisol, hormônio diretamente envolvido na resposta ao estresse.
PORQUE
II. A pesquisa descobriu que o cansaço e a correria cotidiana podem colocar as ideias em desordem, mas que caminhar, por um caminho repleto de árvores utilizando celulares conectados às mídias sociais, ou em grupos de exercícios aeróbicos e conversas, por exemplo, podem auxiliar na ordem dos pensamentos e alívio do estresse.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Resposta:
Alternativa 03 é a correta.
Explicação:
"Algumas condições foram impostas para reduzir interferências externas, como evitar exercícios aeróbicos durante a atividade e o uso de mídia social, internet, telefone, conversas e leitura."
(Parte do texto que foi disponibilizado na apostila.)
Alternativa 3.
"A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa".
De acordo com a pesquisa, ficou constatado que o contato com áreas verdes contribui significativamente para a redução do estresse, que é causado pelo excesso de preocupação, pressões do cotidiano e acúmulo de trabalho.
No entanto, o uso de celulares conectados às redes sociais e grupos de discussão sobre o tema diminui a interação entre o praticante do exercício e meio ambiente, o que é prejudicial para o passeio como um todo.
Lute pela realização dos seus sonhos!