Os textos “Ao cortar investimentos em ciência, Brasil assassina o futuro” (p. 25-26) e “Na UnB, vencedor do Nobel lamenta baixo investimento do Brasil em ciência” (p. 27-29), pertencentes à coletânea “Ética e Ciência”, discutem a importância do investimento governamental para o desenvolvimento da ciência no Brasil. Sabendo que os dois textos possuem a mesma temática, avalie as seguintes afirmações como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Ciência. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
I. A redução que os governos fizeram nos recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação industrial representa um atraso científico na história do Brasil, o que é lamentado até por estrangeiros, como o químico escocês Fraser Stoddart.
II. As universidades são importantes não somente para seus alunos, professores e funcionários, uma vez que suas pesquisas colaboram com diversos setores da sociedade, entre eles: complexos industriais da saúde, dos alimentos e da energia.
III. A falta de comprovações históricas leva alguns pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, a não acreditarem na importância das políticas públicas para a industrialização e crescimento econômico no Brasil e outros países em desenvolvimento.
IV. O exemplo, dado por Stoddart, sobre a China e seu governo mostra que líderes governamentais devem ser cientistas ou tecnólogos para que haja investimento e apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico de qualquer país.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
respondido por:
38
ALTERNATIVAS:
Alternativa 1: V, V, F, F.
Alternativa 2: V, V, V, F.
Alternativa 3: F, V, F, F.
Alternativa 4: V, F, F, F.
Alternativa 5: V, V, F, V.
Resposta:
Alternativa 5: V, V, F, V.
Explicação:
a China é um exemplo a seguir. Talvez porque os líderes do governo Chinês sejam cientistas ou tecnólogos, eles estão comprometidos com a área, o que permite que meninos e meninas brilhantes obtenham seus PhDs. Pag 28.
respondido por:
23
Resposta:
V V F V a resposta está no livro
V, V, F, V.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
V, V, F, V.