Respostas
Resposta:
DANÇAS TÍPICAS
Com ou sem motivo, o povo mineiro gosta mesmo é de dançar. Qualquer que seja a idade, balança-se o corpo, a cabeça, bate-se palmas, acompanha-se o ritmo com os pés. A pessoa começa a dançar desde criança. Não é preciso ensaio, roupa especial, nem época determinada para se apresentar. Ainda que pise no pé do parceiro, o mineiro não se inibe, quer mesmo é dançar...
Uma curiosidade é que, apesar de determinadas danças terem o mesmo nome em diferentes lugares, elas possuem características regionais, conforme a capacidade criativa e a vontade de inovar do povo. A quadrilha, trazida pelos portugueses, é um exemplo disso, uma vez que possui marcação própria em cada região cultural que é dançada.
Apesar da dominação da cultura de massa, dos shows televisivos que levam o povo – principalmente as novas gerações - a consumir coreografias fabricadas pela mídia e da perda de espaço para a dança e a musica nas áreas urbanas em decorrência da falta de segurança, encontram-se ainda, nas diversas regiões culturais - tanto em cidades menores quanto nas áreas rurais - grupos que, espontaneamente, fazem questão de lembrar e praticar passos, ritmos e músicas tradicionais.
Explicação: