A pesquisa realizada por Campello, Gentilli et al. (2018), no que se refere à educação, traz aspectos que são de extrema importância para o desenvolvimento do País. Analise as assertivas a seguir e indique a alternativa que aponta aquelas que, na perspectiva dos autores, são verdadeiras: I – A Educação, apesar de ser consenso em estratégia para o desenvolvimento do País, não é um fator preponderante na dinâmica de exclusão e perpetuação da pobreza. II – Em 2015, com o aumento do número de jovens entre 15 e 17 anos ingressando no Ensino Médio na idade certa, houve a inclusão de 39% em relação aos dados de 2002. III – O acesso ao Ensino Superior foi um marco da transformação na educação, ainda que não tenha sido extensivo ao Mestrado e ao Doutorado. IV – A escolaridade da mãe é um indicador determinante na redução da mortalidade infantil.
Respostas
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
A educação é um marco importante para qualquer nação, A educação é importante na dinâmica de exclusão e perpetuação, diminuindo a pobreza das pessoas, a mortalidade e a exclusão social, além das diferenças sociais.
Porém, o acesso ao nível superior não foi feito junto com a possibilidade de todos fazerem mestrado e doutorado, o que é desnecessário para toda a nação, além de que a maioria das pessoas não desejam ter um mestrado ou um doutorado.
Espero ter ajudado!
Resposta: c) II e IV.
Explicação: Segundo os autores, a educação é fator preponderante para mudar a dinâmica da exclusão e da pobreza, assim como se observou, no período de 2002 a 2015, o aumento de 39% dos alunos no Ensino Médio na idade certa. O Ensino Superior incluiu a pós-graduação stricto sensu, que contempla o Mestrado e o Doutorado. Por fim, a escolarização das mães é outro fator, já que a educação interfere nas condições de pobreza, tendo sido provado que há redução da mortalidade infantil nesse caso.