• Matéria: História
  • Autor: biaamarcusso
  • Perguntado 9 anos atrás

A respeito da chegada dos portugueses no Brasil escreve Boris Fausto:
Desde o século XIX, discute-se se a chegada dos portugueses ao Brasil foi obra do acaso, sendo produzida pelas correntes marítimas, ou se já havia conhecimento anterior do Novo Mundo e Cabral estava incumbido de uma espécie de missão secreta que o levasse a tomar o rumo do ocidente. Tudo indica que a expedição de Cabral se destinava efetivamente às Índias. Isso não elimina a probabilidade de navegantes europeus, sobretudo portugueses, terem frequentado a costa do Brasil antes de 1500. De qualquer forma, trata-se de uma controvérsia que hoje interessa pouco, pertencendo mais ao campo da curiosidade histórica do que à compreensão dos processos históricos. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da USP, 1994, p. 30.)
Considerando-se o que afirma Fausto pode-se concluir que:
Escolha uma:
No estudo da História, mais especificamente da História do Brasil, as controvérsias não devem ser consideradas.
No estudo da História em geral e do Brasil em particular discutir algumas controvérsias não conduz à compreensão do processo.
O estudo da História, neste caso da História do Brasil, pode prescindir de detalhes.
No estudo da História geral e do Brasil a determinação do objeto de estudo depende da eliminaçao da curiosidade.


Texto da questão
Leia a afirmação abaixo sobre as práticas mercantilistas na colônia:
Tomando agora o caso português que nos interessa de perto, seria equivocado pensar que os preceitos mercantilistas foram aplicados sempre consistentemente. Se insistimos em lhes dar grande importância, é porque eles apontam para o sentido mais profundo das relações Metrópole-Colônia, embora não contem toda a história dessas relações. Curiosamente, a aplicação mais consistente da política mercantilista só se deu em meados do século XVIII, sob o comando do Marquês de Pombal, quando seus princípios já eram postos em dúvida na Europa. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da USP, 1994, p. 56.)
Considerando-se então as afirmações sobre as políticas mercantilistas na colônia, devemos então concluir que:
Escolha uma:
Não havia no Brasil colônia espaço para outro sistema de produção que não fosse o sistema de plantation.
As relações econômicas no Brasil colônia eram mais complexas do que normalmente se considera.
As relações econômicas no Brasil colônia eram marcadas, todas elas, pelo uso da mão-de-obra escrava africanas e voltadas para a produção agro-exportadora.
As relações econômicas no Brasil colônia eram todas elas, pautadas pelo “exclusivo metropolitano” e voltadas para o mercado externo.

Respostas

respondido por: nani2014
25
As relações econômicas no Brasil colônia eram mais complexas do que normalmente se considera.
respondido por: Cris83
13

Resposta da primeira questão "A respeito da chegada dos portugueses no Brasil escreve Boris Fausto..." a alternativa correta é:


No estudo da História em geral e do Brasil em particular discutir algumas controvérsias não conduz à compreensão do processo.


Respondi e  acertei!

Perguntas similares