1.Qual é a questão abordada pelo texto? >Quais são as informações que permitem concluir que a questão abordada já é uma realidade?
2.O texto apresenta uma opinião Clara sobre a questão abordada. Qual é ela?>Essa opinião pode ser atribuído a um indivíduo? Explique.
3.Quais são os argumentos apresentados para sustentar a posição definida no texto?
4. Releia o segundo parágrafo do texto. Ele ilustra uma estratégia argumentativa. Explique que estratégia é essa.
5.O último parágrafo traz uma conclusão decorrente da argumentação feito ao longo do texto. Que conclusão é essa?
Respostas
1. A questão abordada no texto é a invasão dos dados de pessoas por empresas e pelo governo para obter informações de características e hábitos.
> As informações de que algumas companhias conseguem rastrear os hábitos dos consumidores a ponto de conhecer sua intimidade, e a de que uma rede de varejo norte-americana desenvolveu um método para detectar a gravidez de seus clientes.
2. A opinião é de que haverá um choque de princípios que marcará a sociedade nos próximos anos gerado pelo dilema entre privacidade e conforto/segurança.
> Sim, essa opinião é a do autor desse texto.
3. Os argumentos são: o rastreamento dos hábitos dos consumidores pelas empresas; o uso de câmeras de vigilância, chips e de drones para localizar e conhecer melhor os indivíduos; a superexposição nas redes sociais; o conforto das ofertas personalizadas por e-mail; o uso da tecnologia de ponta pela polícia.
4. A estratégia argumentativa do segundo parágrafo é a citação a uma fonte, no caso, a publicação do jornal "The New York Times".
5. A conclusão é de que é preciso criar limites para que os grandes bancos de dados, reconhecimento facial, câmeras de vigilância e drones não resultem numa distorção da realidade e manipulação das pessoas, como ocorre na distopia de George Orwell, no livro "1984".
1 - O texto aborda um tema muito comum nos dias de hoje com a expansão das tecnologias e os fluxos comerciais. A invasão dos grupos aos bancos de dados a fim de recolher informações sobre as empresas, pessoas físicas entre outras bases, analisando os hábitos de cada um, a fim de criar novas estratégias.
A sociedade informacional é um perigo?
Não, desde que os dados sejam utilizados de forma correta. As informações rastreadas, normalmente partem de bases não confiáveis e por isso, é importante entender os sites que nós entramos em acesso e buscar sempre ter nossos computadores e sistemas protegidos, o que vale tanto para o usuário comum quanto empresas e usuários pro.
Mais sobre os sistemas de informação:
https://brainly.com.br/tarefa/19422460
2 - O autor fundamenta uma base importante ao longo do texto: o choque que a sociedade enfrentará nos próximos anos, relacionando a segurança e a privacidade no ambiente digital, com os veículos informacionais e a necessidade de proteção dos dados.
Como essa base poderá ser modificada?
A partir da regulamentação por parte das instituições correspondentes, valorizando não apenas os serviços prestados pelas grandes empresas, mas um olhar democrático que possibilite também que usuários comuns usufruam desses direitos, que devem ser comuns em todo o ambiente digital.
Mais sobre o ambiente digital:
https://brainly.com.br/tarefa/22517691
3 - O rastreamento dos hábitos, bem como o uso de câmeras de vigilância, chips e drones que visem a localização dos indivíduos, além da exposição nas redes sociais e a personalização por e-mail, são alguns dos argumentos do autor para facilitar essa relação.
Como as redes sociais interagem nesse processo?
A rede social é aquela que interliga as sociedades a partir da tecnologia e evolução dos meios de comunicação, o que passou a representar uma série de possibilidades tanto para o indivíduo que é pessoa física, quanto para as empresas.
Mais sobre as tecnologias da informação:
https://brainly.com.br/tarefa/22835717
4 - O autor cita uma fonte para expandir seu argumento, ou seja, a base vem do aclamado jornal The New York Times, nos mostrando que o contexto não surge de uma fake news.
Como identificamos as Fake News?
As fake news começaram a crescer, sendo um advento recente, mas que remete o início das redes sociais, trazendo a falsa notícia para o campo digital de relações humanas.
Por isso, para combate-las é importante conscientizar a população sobre as fontes buscadas nos textos, além de criminalizar a ação de empresas que transmitem ideias falsas.
Mais sobre o gênero jornalístico:
brainly.com.br/tarefa/5319400
5 - Os bancos de dados devem ser utilizados como uma forma de armazenar informações protegidas, assim como os recursos e biometria e reconhecimento facial devem ser atualizados e aprimorados, possibilitando que os indivíduos e as empresas se sintam mais seguros e e fato possam trabalhar de forma eficaz.
Como o acompanhamento dessas atividades deve ocorrer?
A partir das técnicas de gestão, assim como da avaliação das diversas problemáticas que podem se apresentar perante a uma empresa ou projeto, e, além disso, este termo se refere às técnicas de gestão, desenvolvidas para ajudar empresas na tomada de decisões de alto nível.
Mais sobre a gestão empresarial:
https://brainly.com.br/tarefa/11783797
#SPJ3