• Matéria: História
  • Autor: jessica4723
  • Perguntado 7 anos atrás

As relações assalariadas de produção se expandiram na Inglaterra com a formação de um mercado de trabalho e com a acumulação primitiva de capital. Mostre como se formou esse mercado de trabalho e como se passou da acumulação primitiva para a acumulação propriamente capitalista.

Respostas

respondido por: ericrodriguestp7pybk
2

A acumulação primitiva de capital, para Marx, se desenvolveu a partir de dois pressupostos: a concentração de grande massa de recursos, ou seja, dinheiro, ouro, prata, terras, meios de produção nas mãos de um pequeno número de proprietários e a formação de um grande contingente de indivíduos desprovidos de bens; ou seja, de um lado temos um grupo que "fornece" a matéria-prima do trabalho e de outro lado, um grupo que vende sua força de trabalho afins de conquistarem a sua "subsistência".

O mercado de trabalho se forma através dessa acumulação primitiva de capital, onde poucos tem muito e muitos tem pouco, logicamente, quem tem pouco vai procurar emprego para se sustentar, fazendo com que a demanda de empregos seja EXTREMAMENTE alta. Com o advento da Revolução Industrial, a acumulação primitiva torna-se acumulação capitalista. Acumulação de capital é a ação de acumular objetos de valor para um grupo; o aumento da riqueza através da concentração desta; são os lucros investidos com interesse de lucrar mais ainda para que a produção aumente.

+ investimento + produção + lucro

- investimento - produção - lucro

Espero ter esclarecido algumas de suas duvidas.

Perguntas similares