QUESTÃO 10
Leia o excerto abaixo:
[...] minha intenção não é escrever sobre assuntos de que todos os interessados tirem proveito, julguei adequado procurar a verdade pelo resultado das coisas, mais do que por aquilo que delas se possa imaginar. E muitos imaginam repúblicas e principados nunca vistos ou reconhecidos como reais. Tamanha diferença se encontra entre o modo como se vive e o modo como se deveria viver [...] (MAQUIAVEL, 2000a. p.99).
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe / Escritos Políticos. São Paulo: Nova Cultura, 2000a.
O excerto pertence à obra “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel (1469 – 1527). Com base no trecho e nos estudos acerca do autor, analise as afirmativas abaixo:
I- Há um posicionamento de valorização dos fatos, do realismo na política.
II- O fragmento demonstra a tendência do autor em distanciar-se das questões temporais.
III- Há uma crítica às obras que, ao discorrerem acerca de questões políticas, divagavam em exemplos irreais e idealizados.
IV- Maquiavel estava preocupado com a necessidade em se discutir o ideal e o real nos assuntos políticos de sua época.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II apenas.
Alternativa 2:
I e III apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
I, III e IV são verdadeiras.
No fragmento há uma crítica a uma prática que Maquiavel via como comum em sua época: pautar a política a partir de puras abstrações, exemplos irreais totalmente descolados da realidade, o que implica que valorizava a ação oposta, de pautar-se nas questões atuais e valorizar os fatos ocorridos, sendo necessário debater as diferenças entre o real e o ideal, sem pautar-se apenas pelo ideal.
II é verdadeira. É justamente esta prática que Maquiavel critica, demonstrando uma atitude diferente: aproximar-se da questões temporais e debatê-las.
É correta a alternativa 3.
Resposta:
Alternativa 3:
I, III e IV apenas.
Explicação:
"minha intenção não é escrever sobre assuntos de que todos os interessados tirem proveito, julguei adequado procurar a verdade pelo resultado das coisas, mais do que por aquilo que delas se possa imaginar". Fala sobre um desejo próprio e não de se distanciar-se das questões temporais, apenas de aproveitadores.