Um mundo difícil
Quase dois terços da população migrante vivem em países ricos do Norte e do Sul, e enviam remessas de dinheiro para familiares no valor de US$ 300 bilhões ao ano, realizando quase sempre trabalhos sujos, perigosos e difíceis. Foi o que explicou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, ao falar na Assembleia Geral a propósito do impacto das migrações sobre o desenvolvimento. Ban também disse que ele mesmo – nascido na Coreia do sul – é um dos 214 milhões de migrantes internacionais que vivem fora de seus países de origem. “Todos somos parte de uma economia mundial produtiva que beneficia nosso mundo em sua totalidade”, afirmou aos delegados. De todo modo, o clima político não é o melhor – alguns, inclusive, afirmam que é o pior – para a população migrante no mundo. Nos últimos anos, aumentaram os temores de poderem morrer afogados, já que centenas de imigrantes tentam, sem resultado, fugir do caos político em países como Líbia, Tunísia, Costa do Marfim e Somália. (...)
O colapso econômico e os políticos de direita também fizeram com que a xenofobia se espalhasse pela Europa, incentivando a violência contra os imigrantes. Joseph Chamie, ex-diretor da Divisão de População da ONU e atual diretor de pesquisas do Center for Migration Studies, disse à IPS que o primeiro tem a ver com a brecha existente entre público e governos em matéria de imigração, e o segundo com as crescentes pressões pela deportação dos imigrantes ilegais. As duas forças contribuem para a ascensão de grupos de direita e da xenofobia, ressaltou.
Sobre a relação entre xenofobia e migração, é correto afirmar que:
A) a migração de africanos para a Europa é resultado da crise econômica mundial, gerada pelos países africanos, nos últimos anos.
B) a migração internacional atinge apenas os africanos devido à xenofobia existente nos países da África.
C)a ascensão da xenofobia na Europa surge em função das crises econômicas e do crescimento de ideias racistas na África.
D) a xenofobia não é exclusividade da Europa. Embora seja neste continente onde ela apareça de forma mais evidente, a xenofobia está ligada diretamente às crises econômicas e aos conflitos étnicos e políticos existentes em várias partes do mundo, a exemplo de alguns países da África e do Oriente Médio.
E) xenofobia e migração andam juntas devido às constantes crises econômicas do capitalismo mundial; porém são fenômenos isolados, sem nenhuma relação com a situação política ou cultural onde elas se manifestam.
Respostas
respondido por:
84
Resposta:
Explicação:
Alternativa correta D
respondido por:
24
Resposta:
Alternativa D
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás