biologia.um induviduo do sexo masculino aglutininas anti A e anti B e tivera um filho. qual sera o genotipo dos filho faça quadrado de cruzamento. qual sera porgenitores em caso de nesidade podera receber transfusao de sangue do filho. justifica
Respostas
O genótipo dos Filhos com relação ao seu tipo sanguíneo será ou 50% tipo A ou 50% tipo B. Em casos de necessidade o único progenitor que poderá receber transfusão de sangue dos filhos é o Pai que apresenta sangue tipo AB.
QUESTÃO COMPLETA: Um individuo do sexo masculino, sem aglutininas no sangue casou com uma senhora cujo sangue tem dois tipos de aglutinina, ANTI- A e ANTI-B e tiveram um filho. Qual será o genótipo dos filhos? Faça o quadrado de cruzamento. Qual dos progenitores em caso de necessidade poderá receber transfusão de sangue do filho. Justificar.
Primeiramente para a resolução desta questão é necessário saber o que significa com ou sem a presença de aglutininas.
Então, no caso do homem, ele não possui aglutininas o que significa que seu sangue é do tipo AB, ou seja, ele possui aglutinogênios A e B, mas não possui aglutininas (Anti-A e Anti-B).
Já a mulher, ela possui ambas as aglutininas (Anti-A e Anti-B), mas não possui nenhum aglutinogênio A ou B, o que significa que seu sangue é do tipo O.
Sabendo dessas informações, agora podemos realizar o cruzamento para saber quais as possíveis tipagens sanguíneas seus filhos poderão apresentar:
Homem: Sangue tipo AB = IAIB
Mulher: Sangue tipo O = ii
IAIB x ii:
IAi (tipo A); IAi (tipo A); IBi (tipo B); IBi (tipo B)
Finalmente, podemos concluir a partir do cruzamento feito que as possíveis tipagens são: 50% Sangue Tipo A e 50 % Sangue Tipo B.
Quanto à transfusão, o que ocorre é que indivíduos que apresentam sangue tipo AB são considerados receptores universais, ou seja, eles podem RECEBER sangues de qualquer tipagem (A, B, AB ou O). Já os indivíduos que possuem sangue tipo O são conhecidos como doadores universais, ou seja, eles podem DOAR para todos os tipos de sangue (A, B, AB ou O), mas ele só pode receber sangue do seu mesmo tipo (no caso, sangue tipo O). Portanto, em uma situação de emergência o único progenitor que pode receber transfusão dos filhos é o Pai, pois ele apresenta sangue tipo AB, que receber de qualquer um. A mãe por ser tipo O não poderá receber de nenhum já que seus filhos terão sangue ou tipo A ou tipo B, o que impossibilita a transfusão.
Espero ter ajudado!!