É difícil elencarmos ao longo da história quais documentos foram mais relevantes para a formação de professores ou para a educação de maneira geral em nosso país. É necessário compreender que cada período tem sua importância e uma produção como resultado de seu contexto. E o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, é um desses documentos que se tornou parte importante da história da educação brasileira. Tal documento apresenta pontos positivos e negativos, e muitos avanços em termos de proposta para a educação, principalmente considerando seu contexto. Desse modo, analise as alternativas abaixo e considere a correta referente as características do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932.
(A) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 teve como um de seus principais objetivos criar universidades. Situação que destinava atender apenas o ensino da elite, ao formar médicos, engenheiros e advogados. Esse manifesto, portanto, foi criado no governo de Juscelino Kubitschek e aplicado no governo Getúlio Vargas.
(B) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1991 teve como um de seus principais objetivos terceirizar a educação brasileira. O documento foi escrito durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e tal manifesto contou com o apoio da igreja católica por conta de seus objetivos. Além disso, a educação nesse período era destinada, predominantemente, as classes médias.
(C) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 teve como um de seus principais objetivos interferir na Educação brasileira. O Documento foi escrito durante o governo de Getúlio Vargas e contou com críticas da igreja católica por conta de seus objetivos. Além disso, a educação nesse período foi marcada pela separação entre o ensino destinado para as elites e para as camadas populares.
(D) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 teve como um de seus principais objetivos terceirizar a educação brasileira. Documento que foi escrito durante o governo de Juscelino Kubitschek e que contou com uma crítica da igreja católica por conta de seus objetivos. Além disso, a educação nesse período era destinada, predominantemente, para a qualificação do ensino superior para as camadas populares.
(E) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 teve como um de seus principais objetivos transferir alunos das escolas rurais para as escolas urbanas. Isso aconteceu devido o processo de êxodo rural que se instalava no Brasil, pois uma das metas do governo de Getúlio Vargas era industrializar o país, atitude que foi criticada pela Igreja Católica, devido à falta de estrutura para receber essa população na cidade.
Respostas
Letra C.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 teve como um de seus principais objetivos a transformação da educação brasileira que existia até então, visto que somente as classes dominantes detinham o poder sobre a educação.
A partir daí, o Manifesto primava pela democratização da educação, o que se traduziu em uma grande separação entre camadas urbanas e elitistas, de forma que principalmente os pobres passaram a ser educados com ensino de qualidade.
Resposta:
COM TOTAL CONVICÇÃO: Alternativa 3.
Explicação:
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 teve como um de seus principais objetivos interferir na Educação brasileira. O Documento foi escrito durante o governo de Getúlio Vargas e contou com críticas da igreja católica por conta de seus objetivos. Além disso, a educação nesse período foi marcada pela separação entre o ensino destinado para as elites e para as camadas populares.