2. Identifique os enunciados falsos e justifique. a) O ditongo é um encontro vocálico, mas o hiato não. ( ) b) O tritongo são duas vogais + uma semivogal numa mesma sílaba ( ) c) Dígrafo é um encontro de consoantes ( ) d) Encontro consonantal ocorre quando duas consoantes ficam em uma só sílaba ( ) e) Pode haver um ditongo e um hiato numa mesma palavra. ( ) f) A diferença entre dígrafo e encontro consonantal é o modo como se dividem nas sílabas. ( ) g) O número de vogais é sempre igual ao número de sílabas. ( ) h) Quando passadas para o plural as palavras mantém o mesmo número de sílabas quando no singular. ( )
Respostas
Resposta:
a) falso - Ditongo é o encontro de vogal + semivogal ou de semivogal + vogal (SV + V ou V + SV) que ocorre na mesma sílaba. Hiato é o encontro de duas vogais (V + V) que ocorre em sílabas diferentes.
b) falso - Tritongo é o encontro de semivogal + vogal + semivogal (SV + V + SV) que ocorre na mesma sílaba.
c) falso - Dígrafo é o encontro de duas letras que representam um único fonema. Também chamado de digrama, há dois tipos de dígrafos: dígrafo consonantal e dígrafo vocálico.
d) falso - são encontros de consoantes, sem vogais intermediárias, na mesma ou em outra sílaba. Encontro Consonantal Perfeito É o encontro de consoantes que ocorrem na mesma sílaba. têm destaque os encontros com as consoantes l ou r.
No encontro consonatal Imperfeito É o encontro de consoantes que ocorre em sílaba diferente.
e) verdade. Por exemplo: jo-e-lhei-ra (jo-e= hiato, lhei=ditongo).
f) falso - A grande diferença é que no dígrafo as duas consoantes têm somente um som, chamado pela gramática de fonema. Alguns dígrafos são formados por uma consoante e uma vogal. No encontro consonantal, as duas consoantes têm o som expresso.
g) verdade - o número de sílabas de uma palavra é sempre igual à sua quantidade de vogais. Isso ocorre devido às seguintes características desse tipo de fonema:
Vogal:
· é sempre a base sonora da sílaba;
· não existe sílaba sem vogal;
·nunca há mais de uma vogal em uma sílaba.
SEMIVOGAIS
Considere a divisão silábica:
aceitou -> a-cei-tou
Note que nela ocorrem três sílabas, porque ela tem três vogais: /a/, /e/, /o/.
h) falso - Existem por exemplo o plural das palavras terminadas em r, z, ês que é formado acrescentando “es”. Observe: amor - a.mo.res, cor - co.res, mês - me.ses