No processo quimico da digestão podemos identificar varias enzimas ou substâncias, assim para
cada uma das citadas a seguir, identifique seu local de produção, bem como função ou substrato de
Origem
Função ou substrato de atuação
Ptialina (amilase salivar)
Pepsina
lcido cloridrico
Lipase pancreatica
Tripsina
Amilase pancreatica
Lactase
Sacarase
Respostas
Amilase
A saliva é secretada em grandes quantidades por três pares de grandes glândulas exócrinas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais) e por muitas outras menores na cavidade oral, onde é misturada, com a ajuda da língua, ao alimento mastigado.
A saliva tem a função de limpar a cavidade oral, umedecer a comida e iniciar a digestão, pois contém enzimas como a amilase, que ajuda na decomposição química de polissacarídeos tais como o amido.
Pepsina
Pepsina, é uma poderosa enzima do suco gástrico que digere proteínas como as da carne, ovos, sementes ou laticínios. Glândulas no revestimento mucoso do estômago produzem e armazenam uma proteína inativa chamadapepsinogênio . Impulsos do nervo vago e as secreções hormonais de gastrina e secretina estimulam a liberação de pepsinogênio no estômago, onde é misturado com ácido clorídrico e rapidamente convertido na enzima ativa pepsina
Ácido clorídrico
HCl (Ácido Clorídrico) é produzido no estômago, mais especificamente pelas glândulas gástricas e estas que se subdividem em três: células mucosas do colo, células principais (zimogênicas) e células parietais (oxínticas) que em conjunto formam o suco gástrico, sendo as células parietais diretamente responsáveis pela produção do HCl.
Lipase pancreatica
É uma enzima produzida pelo pâncreas, responsável pela quebra dos lipídios em substâncias simples (ácido graxo + glicerol (álcool)). Este processo ocorre no intestino delgado, mais precisamente no duodeno já que é lá que o pâncreas lança sua secreção. A secreção desta enzima é estimulada pela secretina que é liberada pela acidez do quimo no duodeno.
Tripsina
Tripisina é responsável por catalisar reações de quebra proteica no quimo do Intestino Delgado. Ela é um a enzima
muito específica pois só realiza lise de resíduos com cadeia lateral carregadas positivamente com o a Arginina e Lisina É secretada pelo pâncreas através de um a pró-enzima, o tripsinogênio, chega no intestino delgado através do suco pancreático, ao chegar ao intestino o tripsinogênio tem uma parte retira pela enzima enteropeptidas e que o torna tripsina
Amilase pancreatica
A amílase pancreática é a enzima amilolítica presente no suco pancreático, produzido no pâncreas e libertado na porção inicial do intestino delgado.
A amílase pancreática atua sobre o amido que não foi desdobrado na boca em moléculas mais simples, transformando-o em maltose (dissacarídeo), já que a atividade da amílase salivar termina ao chegar ao meio ácido do interior do estômago.
lactose
A lactase é uma enzima que catalisa a hidrólise da lactose em glicose e galactose. Faz parte da secreção intestinal de mamíferos jovens e é essencial para a digestão do leite
Sacarose
açúcares livres referem -se aos dissacarídeos (lactose, maltose e sacarose), sendo a sacarose uma combinação de glicose e frutose encontrada naturalmente no mel e no formato de açúcar de mesa, quando extraída – por exemplo – da cana de açúcar