• Matéria: Português
  • Autor: lorrannyj4905
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto 1 Eu cantarei de amor tão docemente, Por uns termos em si tão concertados, Que dois mil acidentes namorados Faça sentir ao peito que não sente. Farei que amor a todos avivente, Pintando mil segredos delicados, Brandas iras, suspiros magoados, Temerosa ousadia e pena ausente. Também, Senhora, do desprezo honesto De vossa vista branda e rigorosa, Contentar-me-ei dizendo a menor parte. Porém, para cantar de vosso gesto A composição alta e milagrosa, Aqui falta saber, engenho e arte (CAMÕES, Luís de. A lírica. Sei., introd. e notas de Massaud Moisés. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 1972. p. 107. ) Texto 2 Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito imaginar; Não tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada. Se nela está minha alma transformada, Que mais deseja o corpo de alcançar? Em si somente pode descansar? Pois consigo tal alma está liada. Mas esta linda e pura semideia, Que, como o acidente em seu sujeito, Assim com a alma minha se conforma, Está no pensamento como ideia; E o vivo e puro amor de que sou feito, Como a matéria simples busca a forma. (CAMÕES, Luís de. A lírica. Sei., introd. e notas de Massaud Moisés. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 1972. p. 109. ) 1. Camões foi influenciado pela obra do poeta italiano Petrarca, criador da lírica moderna. a) Qual é o assunto dos dois sonetos? b) Identifique os versos que comprovam a resposta do item anterior. 2. Observe que os textos foram escritos em “medida nova”. Como estão organizadas as estrofes e os versos? 3. Existem algumas expressões contraditórias que se referem às promessas de amor na segunda estrofe do texto 1. Identifique-as. 4 . No texto 1, o amor é retratado com segredos e contradições, ressaltando realidades opostas. Esse procedimento de construção sintática recebe o nome de oximoro ou paradoxo. Com que finalidade se emprega esse recurso linguístico? 5. Como o eu poético apresenta a amada na terceira estrofe do texto 1? 6. No texto 2, o eu poético formula uma ideia de amor platônico. O que lhe falta?

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
50

QUESTÃO 1:

Letra a) Ambos sonetos retratam o amor. Porém, trazem o amor voltado apenas aos pensamentos, então por vezes aparece no poema a contradições entre o amor como um ato e o amor como uma forma de pensar.

 

Letra b) Podemos perceber essa forma de rretratar o amor dos dois poetas nas frases: " Assim com a alma minha se conforma, Está no pensamento como ideia; E o vivo e puro amor de que sou feito" , "eu cantarei de amor tão docemente".

 

QUESTÃO 2.

A composição e organização do poema ocorre por meio de 4 versos iniciais e em sequência nas duas últimas estrofes 3 versos.

QUESTÃO 3. Algumas das expressões são: brandas e magoadas; temerosas e ousadia; ausente e pena.

QUESTÃO 4: No texto o recurso foi usado para demonstrar que o amor é um sentimento por vezes confuso e contraditório. O paradoxo, foi usado nesse sentido de construir e desconstruir significados e falas sobre o amor.

QUESTÃO 5: O eu poético apresenta a amada como "Senhora do Desprezo", demonstrando que por mais que ele a amasse, por ela ele era desprezado.

 

QUESTÃO 6. Falta ao eu poético uma pessoa para receber o amor que o mesmo tem.

 

Perguntas similares