O mercantilismo era um preceito e, por consequência, ação intervencionista que se dava entre os Estados Soberanos. Além disso, estendia essas relações aos seus respectivos domínios coloniais. À essa relação de dominação político-econômica, entre as metrópoles e suas respectivas colônias, deu-se o nome de sistema colonial. Essa organização das metrópoles europeias tinha várias formas, afinal os espanhóis, portugueses, ingleses ou franceses exerciam seus domínios de maneira peculiar. De qualquer modo, o objetivo principal de política mercantilista era a promoção do poder do Estado. Nesse sentido ocorria a exploração dos metais preciosos da colônia para enriquecer a metrópole, e a cidade central exercia monopólio sobre a colônia.
Considerando o excerto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Em termos econômicos, propriamente, a acumulação de moedas e de metais preciosos é o que vai definir a arte de governar no mercantilismo. Nesse sentido, a proposta dos mercantilistas era que a balança comercial (exportações menos importações) fosse sempre a mais favorável possível.
PORQUE
II. A finalidade básica do Estado, no entender mercantilista, deveria ser a de encontrar os meios necessários para que o respectivo país adquirisse a maior quantidade possível de ouro e prata. Essa ideia resultava no incentivo à exportação com relação ao ato de importar por representar uma compensação em ouro e prata.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 1:
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás