Robério, defensor público aposentado, requer em juízo o pagamento de uma determinada verba que está sendo paga aos defensores públicos que estão na ativa, mas não aos que já se aposentaram. Fundamenta o seu pedido na regra da paridade entre servidores em atividade e aposentados, disposta no artigo 40, § 8º, da Constituição da República Federativa do Brasil, de acordo com o qual: “[...] os proventos de aposentadoria e as pensões serão revistos na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo também estendidos aos aposentados e aos pensionistas quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade [...]”. O pedido formulado por Robério está fundamentado com apoio no Alternativas Alternativa 1: direito natural. Alternativa 2: direito privado. Alternativa 3: direito objetivo. Alternativa 4: direito autoral. Alternativa 5: direito civil.
Respostas
respondido por:
17
Sobre o texto do enunciado da questão, temos que a resposta certa é a: Alternativa 3: direito objetivo.
Isso porque a questão envolvendo o pedido de Robério está relacionado ao direito administrativo.
Nesse sentido, é importante notar que o fundamental que Robério deve apresentar está relacionado as questões de direito publico.
Como ainda não há previsão para o pegamento da verba para os servidores aposentados, é necessário que ele tenha uma boa argumentação a seu favor.
Assim, temos que a colocação de leis e jurisprudências é de suma importância.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás