As lampreias habitam o oceano Atlântico Norte. Em 1829, um canal para passagem de barcos foi construído no Canadá, e por isso ele e as lampreias chegaram aos Grandes Lagos, região até então inacessível a esses animais. Sem encontrar predadores, as lampreias se multiplicaram, prejudicando outras espécies, por exemplo, as trutas, peixes muito usados na alimentação humana e de outros animais. Por que as lampreias prejudicaram outras espécies? Qual é a importância dos predadores naturais para o equilíbrio do meio ambiente?
Respostas
Resposta:
As lampreias prejudicaram as outras espécies porque era um ser exótico no ambiente em que se encontrava, portanto, não havia predadores para os devorá-los, e consequentemente, sua população iria aumentando e iria devorando ainda mas essas demais espécies que são consumidas pelas lampreias.
A importância dos predadores naturais é para principalmente equilibrar o meio ambiente e não acontecer um desequilíbrio desses como aconteceu no ano de 1829, no Canadá, fazendo com que não seja bom somente para uma espécie, e sim para todas de forma igual.
Espero que eu tenha ajudado de alguma forma, se continuou com alguma dúvida, só avisar para eu tentar ajudar! :D
Porque passaram a competir com os animais autóctones, como a truta, pelo novo habitat e, uma vez que não possuíam predadores naturais em seu novo nicho ecológico, puderam multiplicar-se descontroladamente, trazendo sérios desequilíbrios ambientais