O conjunto de medidas pelas quais o governo reúne receitas e realiza despesas é chamado de política fiscal. Ao empregar tal política, o governo vislumbra cumprir com eficiência três funções econômicas, consideradas essenciais, quais sejam: (a) a função de estabilizar a nível macroeconômico; (b) a função de redistribuir a renda; e (c) a função de alocar recursos.



MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019.


A partir do enunciado acima e das ideias que ele transmite é possível compreender que:

I. Quando o governo pretender corrigir as distorções do mercado, que o instrumento de política econômica mais adequado a se empregar é a política fiscal.
II. Quando o governo quiser propiciar crescimento econômico ou estabilidade econômica, que um relevante instrumento para atingir tais objetivos é a denominada política fiscal.
III. A política fiscal pode ser chamada de política de gastos e receitas do governo e que a mesma pode ser tanto de caráter expansionista quanto contracionista.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
1

Alternativa 5:

I, II e III.

A política fiscal é compreendida como uma das principais políticas a serem implementadas em um governo, uma vez que pemite a efetivação de atividades consideradas como mandatórias em qualquer governo: (a) a função de estabilizar a nível macroeconômico; (b) a função de redistribuir a renda; e (c) a função de alocar recursos.

Diante disso, quando um governo obtém sucesso nestas funções, apresenta maior possibilidade de aprovação e de reeleição, visto que tratam-se de elementos complexos, que exigem boas tomadas de decisão e gestões qualificadas.

Perguntas similares