3.Trabalhando com conceitos históricos
a) conceitue genos, cudade-estado, colônia grega,oligarquia, democracia e ostracismo no contexto da Grécia antiga.
b) Elabore uma frase comparando a cidade Estado de
Atenas e a de Esparta, no aspecto político.
c) Qual era a utilidade (função) do ostracismo na
democracia ateniense?
Respostas
a)
Genos - Forma de organização política e social onde grandes grupos de pessoas se uniam e afirmavam ter descendência comum, formando um grande "clã" (termo inapropriado para uso).
Cidade-estado - provém do termo grego "pólis", sendo basicamente a constituição de uma cidade com autoridade e independência político-social (não dependiam de um governo superior, seja Estadual ou Federal), sendo ela mesma e seus habitantes os que compunham o Estado de Governo (o maior exemplo é Atenas).
Colônia Grega - Eram cidades menores fundadas ou dominadas por uma pólis central, uma cidade-mãe.
Oligarquia - forma de governo onde poucos detinham o poder em si, sendo o aparato estatal destinado a uma minoria, em certas vezes, militares.
Democracia - forma de governo onde o governo era permitido a todos, que possuíam igualdade de direitos, deveres e diante da lei (isonomia). Expoente da democracia bem diferente do atual, onde todos detinham parcela do poder público e agiam em conjunto para determinar as regras sociais.
Ostracismo - punição pública ocorrida por "votação" onde os que supostamente "ameaçavam a democracia" eram exilados de Atenas por um período de 10 anos, visando a prolongação do sistema democrático.
b)
Atenas era uma cidade democrática, com um sistema de cidadania que permitia todos os cidadãos (homens de 21 anos, filhos de atenienses e nascidos em atenas) tivesse poder de votação nas assembleias públicas. Uma forma de governo que envolvia todo o povo.
Já Esparta possuía um sistema baseado numa dupla monarquia (monarquia diárquica), com uma subdivisão dos poderes em 3 assembleias, compostas pelas aristocracias, essencialmente militares, sendo a mais aberta ao povo a Apela, formada por cidadãos espartanos de mais de 30 anos, sendo, ainda, um poder bem limitado, submetido à Gerúsia, aos Éforos e aos Reis.
Frase: Atenas era uma cidade democrática, enquanto Esparta era uma cidade monárquico-oligárquica.
c) Expulsar aqueles que ameaçassem a democracia para permitir que o sistema de governo permancesse o mesmo.