como foi a chegada de JK ao poder, destacando os principais fatores que o levaram a vitoria nas eleições
Respostas
Resposta:
A ascensão de Juscelino Kubitschek à presidência do Brasil desde os momentos iniciais da campanha até o momento da vitória nas urnas foi marcada por tensões políticas. Para a sucessão do anterior presidente do Brasil, Getúlio Vargas, que havia suicidado no ano de 1954, os dois maiores partidos brasileiros, o PSD (Partido Social Democrático) e a UDN (União Democrática Nacional) queriam promover uma aliança partidária e lançar um candidato sob o slogan: “União Nacional”.
Explicação:
Durante a campanha política partidária Juscelino Kubitschek realizou duas principais promessas: a primeira era transferir a capital do Brasil para o Planalto Central (a construção de Brasília) e a segunda, anunciar o Plano de Metas que tinha como principal slogan o desenvolvimentismo como modelo econômico. O Plano de Metas tinha como principal lema: fazer desenvolver o Brasil “50 anos em 5”.
A alternância do poder garantiu ainda a eleição da primeira mulher para a presidência da República, em 2010. Esse é um dos mais marcantes fatos da recente história republicana brasileira.