Respostas
Resposta:
imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo. A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo, e a transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.
Platão foi o primeiro a reconhecer a diferença entre uma realidade imanente e uma transcendente em sua Filosofia, pois ele estabeleceu a distinção entre duas realidades: uma realidade material e sensível e outra realidade imaterial e suprassensível.
obs: copiei do site Brasil escola
Explicação:
Imanência: relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo. Aqui, a concepção da ideia de Deus não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora. Na Filosofia, o pensador holandês Baruch de Spinoza propôs uma ideia de Deus imanente e panteísta, resumida na máxima: Deus sive natura (“Deus, ou seja, a natureza”). Deus seria uma substância presente em tudo e que participa de tudo;
Transcendência: a tradição judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar a matéria. Para o cristianismo, porém, a figura de Jesus Cristo é a personificação imanente do Deus transcendente.
Na história da filosofia os termos "imanente" e "transcendente" tomam variadas acepções. As mais aceitas e mais contrastantes são as seguintes:
A imanência é a limitação do uso de certos princípios à experiência possível. Em outras palavras, é a recusa em admitir conhecimentos autênticos que superem os limites da experiência.
A transcendência, por sua vez, é estado do princípio divino, ou seja: do ser além de tudo, de toda experiência humana.
Como exemplos de filósofos imanentes, podemos citar:
- Epicuro
- Immanuel Kant
- Karl Marx
- Martin Heidegger
Como exemplos de filosófos transcendetes, podemos citar:
- Platão
- Plotino
- Santo Agostinho
- Karl Jaspers
- Edmund Husserl
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/30412730