• Matéria: Sociologia
  • Autor: MOMO02
  • Perguntado 7 anos atrás

como os clássicos da sociologia entendem o trabalho ? preciso de uma resposta bem completa

Respostas

respondido por: gbielitalo123456
172

Resposta:

Para Émile Durkheim, o trabalho é visto como um fato social que caracteriza todas as sociedades. para para Karl Marx, o trabalho é a reprodução do sistema capitalista e a manutenção do mesmo sistema. para Weber o trabalho se tornou fundamental com o tempo.

obs: Karl Max, Émile Durkheim e Weber são os clássicos da sociologia.

leia um livro ou PDF pelo menos dez minutos por dia. tchau vamos crescer juntos.

respondido por: larissamagrani
31

Marx, ao pensar a sociedade desde os seus primórdios, concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo.

Assim, Marx parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.

Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.

Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.

Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.

Para Durkheim, o trabalho é um fator social e elaborado por meio do  Funcionalismo, que afirma que a sociedade funciona como um organismo biológico: caso um determinado "órgão para de funcionar", o corpo estará arruinado. Essa lógica ocorre com a sociedade também: caso um grupo social decaia, a sociedade toda sofre com isso, que é o conceito de anomia.

Segundo Weber, o protestantismo foi o motim para o surgimento do capitalismo no mundo ocidental.

A partir disso, Weber afirma que a cultura protestante e calvinista deram origem ao capitalismo como sistema ideal, ao afirmarem o trabalho e negarem o dispêndio.

Assim, Weber cunha a ideia de vocação, que está ligada à ética religiosa, uma vez que entende como afirmação do chamado de Deus aos homens como aliada ao sistema econômico chamado capitalismo.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/22841990

Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás