Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles. O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém a. cubo de batata em solução com pH = 9. b. pedaço de carne em solução com pH = 5. c. clara de ovo cozida em solução com pH = 9. d. porção de macarrão em solução com pH = 5. e. bolinha de manteiga em solução com pH = 9.
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
Letra B
Explicação:
Como a enzima do estômago age em meio ácido e digere proteína, o certo é digerir a carne (que possui proteina) em meio ácido (ph=5)
respondido por:
3
Resposta:
b
Explicação:
Para hipótese estar correta, o pH deve ser ácido. Logo, nas opções dadas, deve ser pH = 5. Se ela digere proteína, deve conter um pedaço de carne, que contém considerável quantidade de proteína.
O estômago possui proteínas que atuam em condições ácidas (ou seja, pH abaixo de 7). Graças ao ácido clorídrico, o estômago fica mais ácido para melhorar a atuação das enzimas digestivas. Se a enzima do pesquisador digere proteínas, o alimento que será digerido para confirmar esta hipótese é a carne, alimento rico em proteínas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás