• Matéria: Geografia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

1)Quais as condições para que haja a formação de um mangue?

2)De acordo com os seus conhecimentos sobre a caatinga, faça um comentário sobre os principais problemas enfrentados pelo povo dessa região.

3)Por que a Mata Atlântica foi a vegetação mais devastada do país?

4)Caracterize a floresta equatorial e identifique as principais causas da sua devastação.

Respostas

respondido por: thaispaulinafernande
0

1 - Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.

2 - Caatinga é um dos biomas mais degradados do país, concentrando mais de 60% das áreas susceptíveis à desertificação. Essa região vem sofrendo com a ausência de práticas de manejo do solo e com a monocultura e pecuária extensiva, além de inúmeras queimadas. Atualmente, as principais causas de desmatamento estão associadas à extração de mata nativa para a produção de lenha e carvão vegetal destinado às fábricas gesseiras e para a produção siderúrgica. Tal impacto é sentido na fertilidade do solo, na extinção de espécies da fauna e flora e, consequentemente, na piora da qualidade de vida da população. Essas práticas já levaram à devastação de 45% deste bioma.

3 - Ela ocupa um papel importante na manutenção dos recursos hídricos disponíveis dos principais estados brasileiros, abrangendo sete das nove maiores bacias hidrográficas do país. Possuindo assim, uma grande importância do ponto vista econômico, visto que 110 milhões de pessoas, ou 62% da população brasileira, vivem nessa região. O que, infelizmente, contribui, também, para que este fosse o conjunto de ecossistemas mais devastado: cerca de 93% da Mata Atlântica original não existe mais.

4 - As Florestas Equatoriais se desenvolvem próximo à linha do Equador. São encontradas na América do Sul, sudeste da Ásia e na África. A Floresta Amazônica na América do Sul e a Floresta do Congo na África são as principais Florestas Equatoriais. Nessas regiões as temperaturas são elevadas e as chuvas abundantes durante o ano inteiro, mantendo a floresta bastante úmida.  Essas características permitem o desenvolvimento de uma vegetação densa com uma elevada riqueza de espécies vegetais.

Principais causas de devastação:

-extração de madeira

-produção de matéria prima  

-construção de hidrelétricas.

-queimadas para abertura de pasto ou agricultura, Lixiviação, poluição das águas e assoreamento do leito dos rios.  

Espero ter ajudado!

respondido por: mayaravieiraj
0

1 - Os manguezais são comuns em regiões de água salobra ou salgada, comuns em regiões tropicais e úmidas.

2-A região na qual podemos encontra a vegetação de caatinga é extremamente seca e a água é muito escassa, chovendo raramente nessa região. A seca não permite que plantações sejam cultivadas, por consequência proibindo a criação de certos animais.

3- Devido a presença da árvore nomeada de Pau-Brasil, árvore que foi derrubada em busca do pigmento contido em seu tronco para a confecção de tecidos.

4- A floresta equatorial é composta por árvores altas e apresentam muita biodiversidade.

Perguntas similares