Respostas
Resposta:
O rio Nilo nasce no lago Vitória, na fronteira entre os atuais Quênia, Uganda e Tanzânia, e corre cerca de 6450 quilômetros até formar um gigantesco delta que deságua no mar Mediterrâneo. Ao longo da História, as cheias anuais que se originavam na África Equatorial, local das nascentes do rio, fertilizavam as terras ao longo de seu curso, permitindo a produção agrícola.
Explicação:
Na época neolítica, com a revolução agrícola as terras irrigadas naturalmente pelo rio Nilo atraíram povos de diversas etnias, oriundos do Sul, do Oeste e do Leste. Esse processo de sedentarização ocorreu por volta de 6 a 5 mil anos antes de Cristo.
As enchentes anuais do rio Nilo facilitaram a fixação de comunidades que prosperaram às suas margens. As águas das cheias traziam e depositavam grande quantidade de matéria orgânica nas áreas inundadas. Essa matéria orgânica se decompunha transformando-se em húmus, que adubava as terras permitindo a obtenção de boas colheitas, exceto nos anos em que o volume de água era pequeno.
A agricultura tornou-se a principal atividade econômica desses grupos, que desenvolveram técnicas para o aproveitamento integral das cheias do Nilo, como a construção de reservatórios de água, diques para evitar inundações e canais de irrigação para aumentar a área de cultivo.
espero ter ajudado!