• Matéria: Pedagogia
  • Autor: elisa5759
  • Perguntado 7 anos atrás


"As mudanças ocorridas na pós-modernidade, na política, na economia e na cultura provocaram alterações no mundo do trabalho, na família, nas relações entre as pessoas, nos comportamentos individuais e coletivos, no consumo e também na forma como o conhecimento é transmitido, seja na educação formal, seja na informal."

MARTELLI, Lindolfo Anderson. Estrutura e Organização da Educação Brasileira: Educação para a Democracia. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.

Em virtude dessas considerações, analise as sentenças a seguir:

I) Na emergência de uma sociedade plural, em que o conceito de verdade é fluido, manifesta-se cada vez mais a necessidade de que a educação assuma um caráter político, como instrumento de transmissão da cultura e formação da cidadania.

DESTE MODO

II) Os projetos educacionais devem favorecer a formação do cidadão crítico, que conhece seus direitos e deveres, que compreende quais são os mecanismos adotados pelas elites para a reprodução de valores e representações que excluem a maioria.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

As asserções I e II são sentenças verdadeiras, e II complementa I.

b)

As asserções I e II são sentenças verdadeiras, mas II não complementa I.

c)

A asserção I é uma sentença verdadeira, e a II é uma sentença falsa.

d)

A asserção I é uma sentença falsa, e a II é uma sentença verdadeira.

e)

As asserções I e II são sentenças

Respostas

respondido por: viniciusrm19
9

a) As asserções I e II são sentenças verdadeiras, e II complementa I.

A pós-modernidade, como o texto nos mostra, apresenta a função de quebrar antigos paradigmas, no sentido de que torna-se cada vez mais fundamental que o processo educacional seja direcionado para formar cidadãos conscientes.

Diante disso, é preciso que hajam práticas pedagógicas no sentido de formar cidadãos com consciência política, principalmente no que tange as relações de poder entre as elites e as classes menos favorecidas.

Perguntas similares