Considere a seguinte situação hipotética: A prefeitura municipal de Maringá, resolveu construir no bairro Y, um museu que alojará todas as memórias da cidade, de momentos marcantes de sua história. A prefeitura pretende inaugurar a obra até o final de 2019 e espera que com ela, não só a vizinhança, mas todos os outros moradores da cidade e região tenham mais um local para se divertir e aprender. Dona Maria e seu João, moradores do bairro Y, estão ansiosos com a novidade e acreditam que o movimento no seu carrinho de cachorro quente, instalado em frente à sua residência, irá aumentar, com o fluxo de visitantes ao museu.
MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019.
Em posse dos conhecimentos adquiridos sobre tributos e do caso hipotético acima, pode-se afirmar que, a prefeitura municipal de Maringá, para viabilizar financeiramente, em partes, a construção do museu, está se valendo da espécie de tributo:
Alternativas
Alternativa 1:
Taxas.
Alternativa 2:
Impostos Diretos.
Alternativa 3:
Impostos Indiretos.
Alternativa 4:
Impostos ad valorem.
Alternativa 5:
Contribuição de melhorias.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa 2) é a correta.
As prefeituras e os estados trabalham mais com impostos diretos, como IPVA e IPTU do que com impostos indiretos, esses ficam mais com a união, que utiliza para as obras da união.
Os impostos são fatores de improdutividade, pois aumenta o valor de bens de forma artificial, sendo uma parte do estado, que utiliza esse dinheiro de forma disfuncional, as vezes atrapalhando ainda mais a produção das pessoas.
Espero ter ajudado!
respondido por:
12
Resposta: ...tenho dúvidas em relação a essa resposta.
Marquei Contribuição de Melhorias,
Explicação:
somente na região por ela beneficiada. Pág. 89.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
financiar as despesas “X” ou “Y”; arrecada-se para financiar as despesas que se fizerem necessárias diante da arrecadação. Ou seja, os impostos são arrecadados
pelo Estado para garantir suas despesas gerais, não estão atrelados, então, a nenhuma contraprestação específica (COSTA; SOUZA, 2008). Então a resposta certa seria Contribuição de Melhorias.