O homem dotado de inteligência, sem influências sociais e psico-biológicas, livre para distinguir o bem do mal. Este homem era assim concebido por qual momento da história da criminologia?
A)Escola Clássica.
B)Escola positivista.
C)Escola Eclética.
D)Escola científica.
E)Escola Moderna.
Respostas
A alternativa correta é a letra A.
A criminologia é uma área de estudo que busca procurar conhecimentos e teorias sobre o crime como um todo, desde a vítima, até a personalidade do criminoso. Das áreas que se propõe a estudar a criminologia estão a Antropologia, a Psicologia, a Sociologia e o Direito.
A Escola Clássica e a Escola Positivista são duas escolas importantes para o desenvolvimento da crimonologia, porém cada uma destas possuem distinções como o próprio crime que é considerado pela Escola Clássica como apenas uma previsão legal, enquanto a Escola Positivista acredita que o crime ocorre devido a fatores sociais, biológicos e mesmo físicos. A partir disso, cada escola definiu o sua concepção sobre o indivíduo e o indivíduo criminoso, com a Escola Clássica apontando que o sujeito é livre, consegue fazer a distinção entre o bem e o mal por meio de sua inteligência e não é influenciado, enquanto a Escola Positivista acredita que o indivíduo se torna crimonoso por ter sido influenciado por fatores sociais, biológicos ou físicos.
Espero ter ajudado !