Respostas
Resposta:
É inegável que o Brasil precisa de leis mais rígidas, como a lei seca, porém, os brasileiros ainda não se conscientizaram da legitimidade da mesma, utilizando de subterfúgios como o “jeitinho brasileiro” pondo em risco suas próprias vidas e as de outras pessoas.
Apesar das diversas campanhas produzidas desde a implantação da lei em 2008, nota-se que a população ainda se mostra resistente ao cumprir suas normas, afirmando um comportamento de descaso com a segurança pública do país.
Além do mais é constante o uso do “jeitinho brasileiro”, alvo de estudo do sociólogo Roberto da Matta, que afirma que os brasileiros sempre buscam culpar outras pessoas por seus erros, e criar um senso comum contrário a lei, através das redes.
Entretanto, desde 2008 o índice de mortes diminuiu drasticamente, juntamente aos registros de danos ao patrimônio público e a repressão à impunidade.
De fato, os efeitos da lei são positivos, mesmo que a população ainda não tenha se adequado totalmente. É necessário que as pessoas tenham consciência sobre os riscos da combinação automóvel e álcool, para isso, o governo precisa investir em campanhas publicitárias como propagandas e outdoors, para que os cidadãos saibam da importância da lei. Também é necessário que os governos estaduais, junto as escolas promovam debates para adolescentes, para que tenham consciência ao dirigir e não tirem mais vidas inocentes.