A cultura passou a ocupar um espaço central nos estudos mercadológicos, não apenas para explicar diferenças práticas entre povos ou grupos, mas como uma maneira de compreender a essência do processo de consumo, já que ele é visto como carregado de significado simbólico. COUTINHO, F.; DOMINGUES, D. Comportamento do Consumidor. Maringá: Unicesumar, 2016. Considerando a influência cultural no comportamento do consumidor e as quatro dimensões em que se pode analisar uma cultura, relacione a dimensão de uma cultura, como estudado por Hofstede, com sua descrição. (1) Individualismo x coletivismo. ( ) Em culturas coletivistas, as pessoas subordinam suas metas pessoais àquelas de um grupo estável. Por sua vez, os consumidores em culturas individualistas conferem mais importância às metas pessoais, e as pessoas tendem a mudar de grupo quando as exigências se tornam muito custosas. (2) Distâncias de poder. ( ) Diz respeito às diferentes maneiras pelas quais as sociedades reagem às incertezas e ambiguidades inerentes à vida. Algumas sociedades precisam de regras ou rituais bem definidos para guiar o comportamento, enquanto outras são tolerantes com ideias e comportamentos divergentes. (3) Grau de aceitação de incerteza. ( ) Define a extensão na qual as sociedades mantêm valores tradicionalmente tidos como predominantemente masculinos ou femininos. (4) Masculinidade x feminilidade. ( ) Refletem o grau em que uma sociedade aceita a desigualdade de poder em níveis diferentes em organizações e instituições. A sequência correta dessa classificação é:
Respostas
Resposta: Resposta alternativa 4 , sendo a sequencia 1 - 3 - 4 - 2.
Explicação: Conforme página do livro 152.
Resposta:
( Individualismo x coletivismo ) Em culturas coletivistas, as pessoas subordinam suas metas pessoais àquelas de um grupo estável. Por sua vez, os consumidores em culturas individualistas conferem mais importância às metas pessoais, e as pessoas tendem a mudar de grupo quando as exigências se tornam muito custosas.
( Grau de aceitação de incerteza. ) Diz respeito às diferentes maneiras pelas quais as sociedades reagem às incertezas e ambiguidades inerentes à vida. Algumas sociedades precisam de regras ou rituais bem definidos para guiar o comportamento, enquanto outras são tolerantes com ideias e comportamentos divergentes.
( Masculinidade x feminilidade. ) Define a extensão na qual as sociedades mantêm valores tradicionalmente tidos como predominantemente masculinos ou femininos.
( Distâncias de poder. ) Refletem o grau em que uma sociedade aceita a desigualdade de poder em níveis diferentes em organizações e instituições.
1, 3, 4, 2.
Explicação: