PRECISO DE RESPOSTA:
- O que de fato significa para uma empresa ter tratamento diferenciado?
- Qual sua perda em deixar de ter escrituração contábil?
- Existem benefícios em apresentar somente livros caixa?
-Analise a Lei.A ITG 2.000 estabelece quais demonstrações deverão ser apresentas?
- E porque apresentá-las?
Respostas
O tratamento diferenciado dado as microempresas e empresas de pequeno porte, ocorre com o intuito de haver um incentivo para o crescimento dessas modalidades de empresas. É através da simplificação, eliminação ou redução das obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, exposta na Constituição de 1988 no Art. 179, que se dá o tratamento diferenciado para uma empresa. Simplificar, eliminar ou reduzir essas obrigações, no entanto, não significa que estes empresários deixarão de ter sua escrituração contábil, pelo contrário, eles precisam apresentar seus livros de caixa. Tal medida é necessária para o controle financeiro e econômico da empresa e mesmo para saber se ela se encontra sofrendo lucro ou prejuízo.
As demonstrações contábeis expressa na lei 6404/76, que exige que as empresas de capital aberto elaborem e divulgem seu fluxo contábil e financeiro, correspondendo ao balanço patrimonial, DRE, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquico, Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas.
A lei ITG 2000 estabelece normas e regras referentes a escrituração contábil, dizendo sobre a obrigatoriedade de apresentação do Livro Diário e do Livro Razão. É no Livro Diário, que estarão as demonstrações contábeis exigidas, sendo o Balanço Patrimonial, o DRE, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, a Demonstração do Fluxo de Caixa e as Notas Explicativas. Esses processos são necessários para que se possa guardar e realizar manutenções nessas documentações.