• Matéria: História
  • Autor: Gabriela97C
  • Perguntado 7 anos atrás

1) Leia a citação a seguir:

“O Poder Moderador foi adotado constitucionalmente em 1824 como um quarto Poder, não apenas como um Poder a mais, mas como um Poder de supervisão, privativo do Imperador, que a Constituição declarava inviolável e irresponsável, no sentido geral, jurídico e político da expressão. Portanto, o Poder Moderador passa a ser [...] a chave da nossa organização política, que vai sustentar toda a armação do sistema político”.
Sobre a Constituição de 1824, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A Constituição de 1824 pode ser compreendida como o resultado de inúmeros enfrentamentos que vinham se desenrolando pelo Brasil desde pelo menos 1820, sendo que alguns pontos foram extremamente questionados, com exceção da adoção do conhecido poder moderador, o quarto poder.

PORQUE
II. O documento em si estavam completamente desconectado da realidade social e política nas quais se originou, ficando a impressão de que não passava de mera adaptação do absolutismo controlador que caracterizou as monarquias europeias do início do século XIX.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

2) Analise a citação a seguir:
“Os anseios federalistas, ou seja, a garantia da descentralização política e administrativa animavam o ideário republicano. No entanto, nem sempre federação foi sinônimo de república. Para Pernambuco, a autonomia provincial tinha primazia sobre a forma de governo, desde que a monarquia fosse autenticamente constitucional e preservasse tais franquias. Tais ideias culminaram na proclamação de uma república confederada, liderada pela província de Pernambuco e apoiada pelo Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – a Confederação do Equador, proclamada em 02 de julho de 1824. Foi um movimento que se iniciou no período pós-independência, em 1822[...]”.

Com base nesse contexto, avalie as afirmações que se seguem:

I- A província de Pernambuco estava vivendo uma crise no final do ano de 1823, muito em função da diminuição dos rendimentos provenientes da venda da produção açucareira, como também da diminuição da exportação de outros produtos para o mercado internacional.

II. Pernambuco, além de grande exportador açucareiro, também se destacou no cenário internacional após a descoberta de enormes jazidas de metais e pedras preciosas, descobertas no final do século XVII em toda a região pernambucana.
III. A independência do Brasil de sua metrópole europeia se deu em um contexto de crise econômica da província de Pernambuco. As províncias do Sudoeste brasileiro, pela proximidade com o centro de poder, acabavam obtendo mais vantagens políticas e econômicas em relação a Pernambuco.

Após analisar as afirmações, é correto o que se afirma em:

a) apenas I e II.
b) apenas I.
c) apenas I e III.
d) apenas II e III.
e) apenas III.

3) Leia a citação a seguir:

“Na madrugada de 25 de janeiro de 1835, um domingo, aconteceu em Salvador a revolta de escravos africanos. O movimento de 1835 é conhecido como Revolta dos Malês, por serem assim chamados os negros muçulmanos que o organizaram. A expressão male vem de imalê, que na língua iorubá significa muçulmano. Portanto os malês eram especificamente os muçulmanos de língua iorubá, conhecidos como nagôs na Bahia”.

Agora, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Em números, foi o conflito nacional de maior violência, mas que obteve uma repercussão inexpressiva e que pouco se fez presente ao longo de todo o século XIX, só se tornando conhecida no final do século XX.

PORQUE

II. A revolta teve um total de 70 mortos, sendo cerca de 50 eram africanos, e espalhou certa preocupação de novas revoltas pelo Brasil, amedrontando senhores por todo território nacional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e) As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: arrobasamara
35

Resposta:

1D 2C 3E 4E

Explicação:


rafaelacostenaro: Estão todas corretas!
Perguntas similares