Para Marx existem dois grandes grupos que rivalizam em função de interesses distintos: a burguesia e a classe operária. Se utilizarmos a lente marxista para compreender como se organizam os modos de produção no capitalismo contemporâneo, é possível perceber essas classes e suas lutas. Analise e ordene os exemplos à sua respectiva classificação de representação dos interesses de classe:
(1) interesse do capitalista
(2) interesse do proletariado
( ) Que o salário pago represente a proporção do valor agregado a cada mercadoria produzida.
( ) que a remuneração seja fixa, permitindo que o tempo de mão de obra seja otimizado a um custo mais baixo em cada mercadoria produzida.
( ) maximizar o lucro de uma organização produtiva através do aproveitamento máximo do tempo da mão de obra remunerada.
( ) Aumento do salário para poder comprar as mercadorias que a classe trabalhadora produz.
Aa) 2, 1, 1, 2Bb) 2, 1, 2, 2Cc) 2, 2, 2, 1Dd) 1, 2, 2, 1Ee) 1, 1, 2, 1
Respostas
respondido por:
0
A alternativa B está correta.
A teoria central de Marx gira em torno da divisão social e das lutas de classe, como podemos entender:
O capitalismo é a linha econômica que tem a burguesia como detentora do acúmulo de capital, e, maior controladora das atividades;
Com isso, o proletariado, pode ser entendido como os trabalhadores que necessitam de um salário para sua sobrevivência, estando fadado a pobreza enquanto a burguesia detém a maior parte daquilo que o trabalhador produz, chamando o sociólogo de Mais Valia.
Além disso, o proletário introduzido nesse sistema acaba assumindo caráter de alienação, já que desempenha funções apenas para o processo fabril sem ter chance de melhores condições.
gerosa49:
certeza que é essa resposta?
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás