Leia esse texto e responda às questões no caderno.
a) O fragmento descreve a transição de um modelo de produção para outro. Que transição foi essa?
b) Por que o oficial fiandeiro se refere as maquinas a vapor como demonios?
c) O que significa dizer que "a energia do vapor produziu um produto mais comercial?"
Respostas
A - A transição descrita foi entre o modelo manufatureiro e o modelo industrial, o que marcou o início da Revolução Industrial.
B - O oficial fiandeiro se referia a estas máquinas como "demônios" pelo enorme perigo que elas representavam: os acidentes eram comuns, elas afetavam negativamente a saúde dos funcionários e não havia outra oportunidade que não trabalhar com elas. A manufatura havia se tornado obsoleta.
C -A "energia a vapor" (ou seja, o maquinário) produzia produtos mais uniformes, com menos diferenças, de modo que era menos artesanal e mais "comercial", produzido em massa.
Resposta:
a) O fragmento descreve a transição das oficinas artesanais, em que os mestres artesãos e os aprendizes trabalhavam em espaços domésticos, exercendo seu ofício, para o trabalho nas fábricas, onde os trabalhadores perderam sua especialização e passaram a trabalhar sob as regras dos donos das fábricas.
b) Porque o mestre atribui a perda do controle sobre sua forma de trabalho anterior ao surgimento das máquinas a vapor. Elas eram caras demais para serem compradas pelos artesãos, e sua produção levou a produção manufatureira à ruína.
c) As máquinas a vapor produziam mais em menos tempo. Ou seja, aumentaram a oferta de produtos que podiam ser comercializados.